"Nada na natureza pode nos atingir quando somos felizes e vivemos em harmonia." (Edward Bach)

sábado, 3 de março de 2012

REIKI: BREVE RELATO CONCEITUAL E HISTÓRICO


Mikao Usui

A palavra REIKI é de origem Japonesa, e designa um sistema de harmonização e reposição energética, através da canalização de energia e a transmissão desta pela imposição de mãos, veiculada a partir da experiência de Mikao Usui no Monte Kurama. Significa o encontro da Energia Universal/Cósmica (REI) com a energia pessoal (KI) que percorre e anima todo e qualquer ser vivo.

Mikao Usui nasceu no Japão, a 15 de agosto 1865. Assíduo pesquisador das religiões, sentia-se especialmente atraído pelos dons de cura possuídos por Avatares feito Buda. Tentando entender as histórias milagrosas que lhe contavam, estudou livros sagrados e sutras indianos nas línguas arcaicas (como sânscrito e chinês), percorrendo o Japão, Tibete, parte da China e da Índia.


Durante suas viagens, Usui encontrou em um antigo manuscrito em sânscrito, escrito por um discípulo anônimo de Buda, a poderosa fórmula constituída de quatro símbolos que o Avatar usava para curar e tratar os enfermos. Estes sutras, escritos há mais de dois mil e quinhentos anos, acionavam uma energia poderosíssima que levava ao acesso do poder ilimitado de recuperar qualquer disfunção. Contudo, embora a fórmula fosse simples, de nada adiantava conhecê-la intelectualmente sem saber ativá-la energeticamente.

Munido dos novos e auspiciosos conhecimentos, Mikao Usui resolveu partir em peregrinação ao Monte Kurama para meditar em jejum por 21 dias, tal qual os antigos faziam. No último dia, entrou em contato com uma forte luz vinda do alto. Através dela, recebeu a sintonia dos símbolos que havia descoberto nos antigos manuscritos e seus respectivos significados e possibilidades de utilização. A partir deste momento, Usui estava iniciado na energia REIKI conforme a conhecemos hoje. Teve, a seguir, cinco sinais peculiares que comprovaram que a esperada energia curativa havia sido ativada em si: 1º – ao voltar do transe de sintonização, sentiu-se revigorado e disposto de forma incomum, embora tivesse passado 21 dias em jejum; 2º – ao descer do monte Kurama, machucou o dedo de um dos pés e, impondo-lhe a mão instintivamente, fez parar o sangramento; 3º – já no pé da montanha, entrou em uma casa que servia comida aos peregrinos e fez uma refeição completa sem sentir-se mal, embora estivesse ingerindo apenas água durante todo seu período no monte; 4º – a moça que lhe serviu a refeição estava com uma terrível dor de dente e, ao colocar a mão na face dela, a dor cessou; 5º – ao retornar ao mosteiro Zen para contar ao velho abade amigo que anteriormente o havia incentivado à busca do conhecimento e ativação da energia de cura, cura-o de uma crise de artrite pela qual estava acamado.


Chujiro Hayashi

O Mestre Usui dedicou o resto de sua vida ao ensino do REIKI, fazendo sua passagem em 9 de março de 1926. Deixou aproximadamente dezessete Mestres Iniciados por ele. Dentre eles, destacou-se Chujiro Hayashi (15/09/1880 – 10/05/1941), médico da Marinha Imperial, que montou uma clínica em Tokyo e deixou notas detalhadas sobre os tratamentos dados. Utilizou-se destas anotações para formular as posições da imposição de mãos que conhecemos hoje, bem como o sistema de três níveis e seus procedimentos de Sintonização.


Foi em 1935, na clínica de Hayashi, que Hawayo Takata, nascida no Havaí em 24 de dezembro de 1900, entrou em contato com REIKI pela primeira vez. Ela estava com um câncer no abdome e, recebendo tratamento diário durante quatro meses, curou-se completamente. Impressionada, quis aprender o método que a curara.


Hawayo Takata
Em 1938, de volta ao Havaí, Takata foi Iniciada Mestre de REIKI por Hayashi; a décima terceira e última Mestre que ele formaria. É conhecida hoje como a grande divulgadora do método no Ocidente, realizando a formação de vinte e dois Mestres até sua passagem em 12 de dezembro de 1980.


É importante ressaltar e deixar claro que, embora Usui seja tido popularmente como criador do REIKI e o Japão como seu berço, práticas extremamente similares já eram vistas há 8000 anos no Tibete. Relatos de curas ministradas pelo Buda (Sidarta Gautama) fazem crer que o próprio tinha estreita relação com o método. Todos os méritos a Usui, sim, pela “redescoberta” do que conhecemos hoje como REIKI USUI SHIKI RYOHO (Método Usui de Cura Natural), abrindo grande leque consciencial à humanidade que provavelmente nada saberia desta Arte de Cura Milenar, não fosse o empenho dele e de seus discípulos em divulgá-la.




PAX ET LUX!

Um comentário: