"Nada na natureza pode nos atingir quando somos felizes e vivemos em harmonia." (Edward Bach)

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CRIANÇA INTERIOR: RECONSTRUINDO PONTES COM FLORES

Dentro da Terapia Floral lidamos, não obstante, com inúmeros arquétipos diretamente ligados à nossa saúde integral, proporcionando a harmonização do corpo físico, da mente e do espírito. E dentre os arquétipos mais conhecidos e importantes, está o da Criança Interior.

A Criança Interior, como imagem psíquica, representa a nossa alegria de viver. A felicidade permanente e total, sem motivo externo, encontra-se na pureza com a qual esta Criança, que habita o nosso mundo interno, independente da nossa idade biológica, consegue enxergar a existência.

Algumas filosofias espirituais orientais salientam isto quando apontam o quão satisfatória é a vida dos seres de pouca idade orgânica, que na maioria das vezes parece gozar da sua existência sempre de forma plena, pois toda experiência, seja de dor ou de prazer, leva-as à felicidade. Não há, ainda, a interferência das repressões que vão compondo a educação dada pelos pais, pela sociedade e pelas religiões repressoras. Só que, com o tempo, isto tende a mudar, e a pessoa passa a viver pela metade, preenchendo as lacunas daquilo que não se permite experimentar com ilusões criadas pela mente. E tudo passa a ser muito mais difícil.

A Criança Interior torna-se opaca na medida em que o jovem adulto se esquece dela, e, como não poderia ser diferente, ele também perde seu brilho pessoal, aquela centelha que o joga com total intensidade na jornada da vida. Surgem tristezas, angústias e apatia. Perde-se a vontade de sorrir ou mesmo de buscar a felicidade.

O floral que trabalha maravilhosamente esse padrão, reconectando-nos com a nossa Criança Interior e trazendo novamente a vontade de viver, é do Sistema Saint Germain, que recebe o nome da flor que o compõe: Melissa (Lippia alba).

Melissa (Lippia alba)


No VISÃO DE LUZ - Espaço de Atendimento Holístico, além de trabalharmos com a indicação e manipulação da essência floral, temos muitos pés de Melissa plantados. E quanto mais o tempo passa, mais fortes e numerosos são os galhos e suas flores! Conforme as pesquisas de vários terapeutas florais, é extremamente terapêutico contemplarmos as imagens das flores, que transmitem a mesma propriedade terapêutica do floral, seja através de fotos ou in loco. A vantagem de termos as flores com propriedades harmonizadoras plantadas em nosso pátio ou em vasos dentro de casa, é que exalam seus específicos benefícios frequentemente no ambiente e em quem estiver nele.


Na medida em que crescem, os galhos de Melissa são facilmente reunidos como  simpáticas guirlandas, lembrando a  gostosa dança da vida

Além de consultar um competente terapeuta floral para usar por indicação esta e outras essências florais, fazer e tomar o chá das folhas da Melissa nos traz benefícios fitoterápicos diversos, sendo anti-inflamatório, analgésico e anti-espasmódico.


Feitura artesanal, para consumo próprio, da essência floral Melissa no VISÃO DE LUZ

Método Solar de feitura das essências florais

Certamente ainda não desvendamos boa parte do elo que existe entre a natureza e o psiquismo humano, mas felizmente já podemos tornar a sorrir largamente através da reconstrução de pontes entre nós e a nossa Criança Interior, apoiados pela essência floral Melissa. O gosto da vida plena é algo que o nosso paladar jamais deve deixar de apreciar. Experimente... Re-experimente-se!


PAX ET LUX!

Um comentário: